(51) 2125-0505
(51) 2125-0505
Av. Cristóvão Colombo, 1691 - Floresta, Porto Alegre - RS
Segunda a sexta

Para efetuar um pré-agendamento preencha seus dados. Nossos atendentes entrarão em contato.

Blog Mulher&Saúde

VIVA TANTO QUANTO A SUA MULHER - DRA. BEATRIZ BOHRER DO AMARAL

É fato que as mulheres vivem, em média, sete anos a mais que os homens. Existem, é claro, razões biológicas para esta diferença. Mas, uma parte significativa da menor longevidade do sexo masculino está em sua atitude em relação aos cuidados com a saúde e não nos genes. É provável que os homens vivam menos não devido aos hormônios, mas sim à negligência!

As doenças do coração são a principal causa de mortalidade entre homens, mas também as mais fáceis de prevenir.

Mantenha o seu peso ideal, tenha uma alimentação saudável e pobre em gordura, faça exercício regularmente, não fume e controle os níveis de pressão arterial e do colesterol. Assim, você estará diminuindo não só o seu risco de doenças cardíacas, mas também de diabetes, derrame e câncer.

É importante poder reconhecer o que é um ataque cardíaco. Todos sabem sobre a relação do infarto com dor no peito ou no braço. Mas, existem outros sinais e qualquer dor fora do usual, do nariz ao abdome, deve ser esclarecida. Muitas vezes, os homens, que detestam ser pacientes, não procuram uma emergência médica com vergonha de um exame negativo e correm o risco de uma morte súbita por falta de tratamento.

Homens não gostam de ir ao médico. Pesquisas mostram que um de cada quatro homens não vai ao médico em anos, e um em três não tem um médico regular. Procure um para você. Deixe sua cara-metade ajudá-lo, as mulheres são muito mais atentas aos cuidados com a saúde.

Preste atenção no seu corpo. Alguns sintomas, mesmo se não forem alarmantes, devem fazê-lo consultar.

O benefício de diagnosticar uma doença séria no início, quando pode ser tratada e curada, supera em muito a pequena inconveniência de uma visita ao médico.

Os seguintes sinais precisam de atenção médica: presença de sangue nas fezes, urina ou catarro; sinal novo na pele ou modificação em um já existente; rouquidão persistente, especialmente se você for fumante; caroços em qualquer região do corpo; fadiga; insônia; falta de fôlego, principalmente durante atividades que não costumavam cansá-lo; dor crônica nas costas; dor no peito sem explicação aparente, especialmente se acompanhada de fraqueza, suores ou dificuldade para respirar e sede crônica (um sinal clássico de diabetes).

Após os 50 anos, mesmo se você não tiver sintomas, o seu médico vai recomendar exames de rotina para o diagnóstico precoce de câncer de próstata (dosagem de PSA no sangue e toque retal anuais) e de intestino (exame de sangue nas fezes anualmente e sigmoidoscopia ou colonoscopia a cada 5 ou 10 anos).

Existem outros hábitos perigosos para a sua saúde, além do cigarro.

O abuso de bebidas alcoólicas aumenta a chance de doenças cardíacas, câncer e doenças do fígado.

O sexo sem proteção faz com que você fique vulnerável à infecção por HIV, o vírus que causa AIDS e à hepatite.

Use sempre o cinto de segurança e nunca dirija depois de ingerir bebida alcóolica.

Lembre-se, não é só o seu carro que precisa de revisões periódicas para seguir rodando sem problemas: você precisa da mesma atenção!

Quando existe um bom relacionamento no casamento, a sua companheira pode ter um papel importante na promoção da sua saúde.


Voltar

Buscar

Histórico