(51) 2125-0505
(51) 2125-0505
Av. Cristóvão Colombo, 1691 - Floresta, Porto Alegre - RS
Seg a Sex das 8h as 17h e 30min

Para efetuar um pré-agendamento preencha seus dados. Nossos atendentes entrarão em contato.

Blog Mulher&Saúde

Saúde mental feminina em tempos de pandemia - Psicanalista Juliana Lang Lima

“Porque as mulheres, se estamos todos sofrendo os efeitos desse isolamento, se estamos todos vivendo tempos tão difíceis.

Nós vamos falar sobre as mulheres, porque acreditamos que nelas sempre fica depositada uma expectativa de cuidado. Isso é histórico, e é claro que tem a ver com gestação e maternidade, mas ainda hoje isso se repete.

Por exemplo, quando vemos que 70% dos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate ao coronavírus são mulheres. Além disso, as mulheres estão tendo um aumento na demanda da carga de trabalho, porque muitas vezes são elas que tomam conta das casas, da alimentação das pessoas em casa, dos cuidados com filhos, limpeza, na ajuda às tarefas escolares.

Então temos ouvido muitas queixas de sobrecarga e estresse. Por isso é importante o auto cuidado. Olhar para si e identificar alguns fatores que possam estar denunciando um mal estar, nesse momento tão difícil, como alterações do sono, do apetite, irritabilidade, cansaço.

Por isso deixo essa mensagem, de que existem opções de busca de cuidado, e, ao mesmo tempo, de tentar investir numa rede de apoio, embora saibamos das dificuldades impostas pelo distanciamento social. Mas é importante que as mulheres fiquem atentas aos sinais, e sejam mais cuidadosas consigo mesmas, para que possam, também, exercer o melhor cuidado com o outro”.

A psicanalista Juliana Lang Lima tem atuação no Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre e na Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, é coordenadora de seminários técnicos e organizou as publicações “Édipo: Enigma da Contemporaneidade” (Ed. Sulina, 2018) e “A Analista Grávida (Artes e Ecos,2020).


Voltar

Buscar

Histórico