Dicas para enfrentar resfriados - Dra Beatriz Bohrer do Amaral
Mesmo no século 21, ainda não existe cura para o resfriado comum. Apesar disto, todo o ano, o gasto com vitaminas, medicamentos e consultas é imenso na tentativa de solução do problema. Mas, talvez o melhor tratamento possa ser menos dispendioso e tão eficaz ou mais que, por exemplo, os antibióticos, super utilizados e que não tem efeito nas infecções virais.
Em primeiro lugar, a prevenção. O que fazer para melhorar a sua imunidade e não ficar doente? Vacine-se, tanto contra a gripe sazonal, quanto contra a H1N1. O sono, a hidratação e o exercício físico moderado são importantes para fortalecer o sistema imunológico. E não se esqueça de lavar bem as mãos com frequência.
A maioria das pessoas não precisa consultar por causa de um resfriado comum. Mas, se você apresentar febre por mais de três dias, tiver tosse com secreção, dor no peito ou dificuldade para respirar, procure um médico. Estes sinais podem indicar que o seu simples resfriado está evoluindo para algo mais complicado como uma pneumonia. Se você tem problemas cardíacos ou pulmonares, tem mais de 65 anos ou está grávida, ligue para o seu médico na vigência de qualquer um destes sinais de gripe: febre, dor de cabeça, dor no corpo ou tosse. Pode haver necessidade de usar um medicamento antiviral, como o Tamiflu, para reduzir a duração e a severidade da gripe.
Os antibióticos não surtem efeito no resfriado comum ou gripe, que são causados por vírus. Estes medicamentos são utilizados quando há infecção por bactérias e podem ter efeitos colaterais como diarréia, alergias e desenvolvimento de microorganismos resistentes. A secreção nasal esverdeada não é um sinal de uma infecção bacteriana, como comumente se pensa. Os sinais de que uma infecção bacteriana secundária ao seu estado gripal pode estar se desenvolvendo são: desconforto sobre os seios nasais, dor no peito e reaparecimento dos sintomas do resfriado após já ter havido melhora.
Poucos medicamentos podem realmente diminuir a duração de um resfriado, mas algumas podem ajudar a reduzir os sintomas. Sprays tópicos aliviam temporariamente a obstrução nasal, mas não devem ser usados por mais de três dias. O acetaminofeno e o ibuprofeno podem reduzir a febre e a dor no corpo. Inalação de vapor pode tornar o muco mais fluído, aumentando a secreção nasal e diminuindo o risco de uma sinusite. Ingerir bebidas quentes, como chá, ajuda a reduzir muitos dos sintomas gripais. E não se esqueça da canja de galinha, que mostrou ter efeitos benéficos sobre os sintomas do resfriado comum.