(51) 2125-0505
(51) 2125-0505
Av. Cristóvão Colombo, 1691 - Floresta, Porto Alegre - RS
Segunda a sexta

Para efetuar um pré-agendamento preencha seus dados. Nossos atendentes entrarão em contato.

Blog Mulher&Saúde

Cuidados com as unhas

São muito comuns infecções por fungos nas unhas dos pés. Existem vários remédios para tratar o problema, alguns tópicos de aplicação direta na unha e outros ainda via oral, mas nenhum garantido. Como a cura pode ser difícil, não surpreende que muitas pessoas decidam ignorar o problema cobrindo seus pés.

Será que existe algum risco para a saúde no longo prazo em deixar de tratar este tipo de infecção na unha do pé? A maioria dos adultos jovens saudáveis que ignorarem o problema provavelmente não notaram nada de mais no curto prazo. Mas, com o passar do tempo, o fungo progride da ponta da unha em direção à cutícula, deixando a unha grossa, descolorida e quebradiça e tornando a dor e a inflamação mais frequentes. Além disto, em um de cada vinte e quatro casos, os fungos migram para outras partes do corpo como as mãos, dorso e pernas. As pessoas mais velhas e aquelas eventualmente imunodeprimidas por uso de medicamentos, como corticoides ou quimioterápicos, são as mais suscetíveis à disseminação da doença.

Outro problema em não tratar é que o fungo produz rachaduras na unha e vias de entrada na pele onde bactérias podem penetrar e causar infecção. Naquelas pessoas com lesão de nervos periféricos ou circulação comprometida, que é o caso de quem tem neuropatia diabética, por exemplo, este tipo de infecção associada pode ter sérias consequências, sendo a mais grave delas a amputação.

O fungo é um microorganismo vivendo na unha e, portanto, pode se espalhar. Na maioria das pessoas, provavelmente não irá além do pé, mas quanto antes começar o tratamento melhor. A aplicação de medicamento local precisa ser contínua e regular para surtir efeito. Existe a opção de tratamento sistêmico por drogas via oral, mas é bom conversar com seu médico a respeito de possíveis efeitos colaterais.

O verão está aí. Com os pés descobertos, é mais difícil deixar de notar a presença inconveniente do fungo nas unhas. Pode ser este o melhor momento de começar o tratamento.


Voltar

Buscar

Histórico